CCT Importação Aérea: sua empresa está pronta para operar?

Postado em 30/05/2023


CCT Importação Aérea

Pois é, parece que essa pergunta tem uma resposta muito simples - claro que sim !!!! 

… Porém ao nos depararmos com a realidade, podemos enfrentar algumas dificuldades e imprevistos que podem nos trazer dissabores com nossos clientes e com a saúde financeira de nossa empresa.

Neste post vamos abordar o que já presenciamos em nosso dia a dia com os nossos clientes e amigos na área de Comércio Exterior. 

Fique conosco, vamos desvendar um pouco mais do que estar por vir e, desde já, solicitamos sua interação e opinião para que possamos construir melhores caminhos e desviar dos percalços que ocorrerem entre o previsto nos manuais e a prática da nossa área.


CCT IMPORTAÇÃO AÉREA: O QUE É? QUANDO ESTARÁ FUNCIONANDO?...

Vamos lá pessoal,  o controle de cargas e trânsito importação aérea é um novo módulo  do Portal Único de comércio exterior - PUCOMEX,  Onde irá fazer toda a gestão de entrada e saída de veículos e mercadorias.  papel esse atribuído hoje para o sistema Siscomex mantra em conjunto com o Siscomex carga.  Porém, neste primeiro momento o que podemos observar será apenas a troca do sistema no aspecto de gerenciamento do MANTRA, ou seja, as operações de trânsito pouco serão impactadas nesta mudança.

Apenas lembrando pessoal, nós sugerimos que vejam nosso post “Agente de carga aérea: o que muda com CCT Importação Aérea”, onde abordamos estas mudanças mais detalhadamente.

A previsão para funcionamento do CCT importação aérea está para início em julho de 2023, porém tem sentido notícias da possibilidade de ser prorrogado para Agosto do corrente ano.


... MAS QUEM É OBRIGADO A SE CADASTRAR SUA ATUAÇÃO E REPRESENTAÇÃO? …

Neste primeiro momento são obrigados a se cadastrar no Cadastro de Intervenientes do Portal Único do Siscomex,  os transportadores, agentes de carga, empresas de courier e ESATA, para que possam fazer seus testes e treinamentos de suas operações e depois de forma definitiva.


…. JÁ FAÇO EXPORTAÇÃO AÉREA E SOU AGENTE DE CARGA, TAMBÉM PRECISO?...

A resposta para essa pergunta, é sim. O Portal Único de Comércio Exterior - PUCOMEX, está dividido em módulos, ou seja,  diversos sistemas e operações que, paulatinamente, estão integrando um único Portal - Single Window.

… E EU SOU AGENTE DE CARGA MARÍTIMO?

Mais uma vez a resposta é positiva, pois ao fazer o agenciamento Marítimo, você está operando nos sistemas da AFRMM (Marinha Mercante) e do SISCARGA. Sendo que até o presente momento não houveram notícias no sentido da migração do cadastro destes sistemas para o CCT IMPORTAÇÃO AÉREA.

Constatamos essa dúvida através de pergunta de clientes e também de conhecidos na área que operam com agenciamento marítimo, pois ao tentarem habilitar seus funcionários no CCT importação não conseguiram, daí concluiu-se que tratam-se de sistemas separados, com cadastros independentes, que irão se unir sob a forma do Portal Único de Comércio Exterior, portanto, necessário se fazer novo cadastramento de atuação e habilitação de representantes.

… SOU UMA EMPRESA ESATA, PRECISO DESTE CREDENCIAMENTO?..

As empresas exatas necessitam fazer o credenciamento por dois motivos, quais sejam: a)  as Companhias Aéreas (transportadoras) para continuarem a utilizar os serviços operacionais das ESATAS necessitam que as mesmas tenham acesso ao CCT importação aérea e assim, representá-las fazendo toda a parte operacional dos conhecimentos aéreos genéricos - master e; b) Os agentes de carga também poderão utilizar seus serviços para imputar os dados e fazer os uploads de seus arquivos no CCT aéreo importação, temos aqui novas oportunidades para as exatas relativos aos conhecimentos de carga filhote - house.

… ENTENDI, COMO FAÇO O CREDENCIAMENTO? …

Para saber o procedimento, nós sugerimos que vejam nosso post “Agente de carga aérea: o que muda com CCT Importação Aérea”, onde abordamos detalhadamente (passo a passo) o como fazer o credenciamento e habilitação no CCT Importação aérea.

....… UFA, AGORA É FAZER OS TESTES PARA CHECAR SE O CREDENCIAMENTO E OS MEUS REPRESENTANTES ESTÃO EXECUTANDO AS OPERAÇÕES SEM PROBLEMAS…

Por fim, você deve se cercar de todos os cuidados com o envio dos dados da origem para suas bases no país, respeitando as quatro horas anteriores ao embarque, sugerida na  consulta pública deste assunto; ter um sistema adequado para inclusão dos arquivos no formato cargoxml - padrão IATA - no api do CCT importação aérea da Receita Federal e; por fim, testar no ambiente de Treinamento, já disponível, suas operações;  treinando assim seus colaboradores e certificando da exatidão das informações e procedimentos para essa nova fase, que iniciará ao término do próximo mês.

Última informação, para não ficar longo demais. É possível encontrar no mercado softwares de automação dos envios de dados para o api do CCT Importação Aérea, como também contratar empresas especializadas, com software próprio, para executar por você está operação. Como exemplo, temos as empresas ESATA’s que além de fazer esta parte operacional, são especializadas no cotidiano do serviço de rampa - tratar do descarregamento e carregamento dos volumes, sua destinação e armazenamento nos aeroportos.  Sobre este tema, indicamos os nossos posts “ESATAs, suas principais atividades operacionais de auxílio às Empresas Aéreas” e “ESATAs, mudanças com o Portal Único de Comércio Exterior, quais são as oportunidades?”

AH… SIM…. QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS PROFISSIONAIS E AGENDE UMA REUNIÃO.


Claudio Barbosa Advogados está aqui para auxiliar sua empresa no Comércio Exterior, conte com a gente!

O Claudio Barbosa Advogado Aduaneiro é um escritório boutique que atua na área do comércio exterior há mais de 25 anos, oferecendo serviços de assessoria jurídica, consultoria em comércio exterior e muito mais. Conte conosco para te ajudar a garantir o sucesso de suas operações de comércio exterior!

Contate agora mesmo um de nossos consultores e agende uma reunião através do nosso  WhatsApp

Deixe seu comentário
Categorias:

Tags: CCT Importação Aérea ,cct aéreo,importação aérea,agende de carga,comércio exterior,advogado aduaneiro


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários