Governo Federal permite importação de veleiros usados

"A FBB Advogados participou da criação de nova portaria que permite a importação de veleiros usados. Confira mais informações. "

Postado em 22/12/2021


Governo Federal permite importação de veleiros usados

Eu, (Claudio Barbosa) tenho grande satisfação em verificar a grande repercussão dessa ótima notícia, divulgada nos principais portais, para o segmento náutico no Brasil e maior é minha satisfação por ter feito parte da criação dessa norma.

O Governo Federal autorizou, nesta sexta-feira (17), a importação de veleiros usados com até 30 anos de fabricação e motos aquáticas (jet skis). A medida começa a valer a partir do dia 03 de janeiro de 2022.

Além de beneficiar os esportistas e empreendedores do turismo com a isenção do imposto de importação em veleiros, através da RESOLUÇÃO GECEX Nº 270, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2021, o Governo Federal a Portaria SECEX 160 de 16/12/2021, abre as portas para a importação de usados. A FBB Advogados e seu sócio fundador Claudio Barbosa participaram ativamente na criação da portaria.

"Temos o privilégio de ter no Brasil o maior potencial do mundo, para turismo náutico e agora, com o empenho do nosso Governo, temos a oportunidade de gerar desenvolvimento nesse segmento. O aumento de embarcações resultará também em melhoria do setor de infraestrutura e hotelaria, no maior número de marinas, no aumento dos serviços de manutenção, consequentemente, em mais postos de trabalho em diferentes níveis”, disse Mario Martinez, Comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO: "Nossa frota de veleiros está velha, eu diria quase sucateada, e não existe no País, capacidade de produção instalada para suprir a demanda represada ao longo de décadas. Com essa medida do Governo Federal veremos o surgimento de novas frentes de trabalho, um estímulo ao desenvolvimento da nossa indústria, a qualificação da mão de obra com desenvolvimento de produtos e serviços. Esse é um grande passo, continuaremos agora empenhados na melhoria de condições para os fabricantes nacionais.”

"Queremos agradecer o apoio do Governo Federal através do Presidente Jair Bolsonaro, do Ministro da Economia, Paulo Guedes, do Ministro do Turismo, Gilson Machado, do Secretário Nacional de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, do Senador Flávio Bolsonaro, do Diretor de Ordenamento, Parcerias Concessões e Turismo Náutico, José Medeiros Nicolau (Zezeco). Também agradecemos nossa equipe da ABVO na força-tarefa junto ao Governo Federal por meio dos velejadores Hans Hutzler, Bayard Umbuzeiro Neto e Lars Grael, o capitão Mozart além do Advogado Cláudio Roberto Freitas Barbosa" finalizou o Comodoro Martínez, desejando novos e bons ventos ao Setor.

FONTE: Portal Terra 

Para se manter atualizado, é só ficar ligado aqui no blog. E se quiser tirar dúvidas sobre qualquer assunto de Comércio Exterior, agende uma consulta com nosso especialista.

Deixe seu comentário
Categorias:

Tags: importação de veleiros usados,importação de jet ski usado,importação de embarcações


Rafael - Há ± 26 Meses
Com essa isenção, qual valor para nacionalizar um veleiro por exemplo de 100 mil euros. Att
 
Eduardo - Há ± 7 Meses
Buen dia, queria saber si se puede nacionalizar un velero de 40 años Argentino en Brasil. saludos
 
2 comentários