Blockchain no Comércio Exterior

Postado em 19/01/2023


Blockchain no Comércio Exterior

Será que o blockchain só funciona no mercado financeiro com as criptomoedas? Veja como o blockchain pode ser aplicado no Comércio Exterior.

O que é o Blockchain

Conforme falamos no post sobre bitcoins nas transações de importação e exportação, o blockchain garante a segurança jurídica dentro das negações digitais e traz a segurança e proteção necessária para a realização dessas atividades. 

O blockchain já é uma ferramenta muito usada, por conter o fator segurança e com a soma do fator tecnologia há mais agilidade para as operações internacionais e reduzindo grandes prejuízos às empresas. 

Essa ferramenta é muito utilizada no mercado financeiro, mas não é por isso que não pode ser usada em outras áreas, como é o caso do Comércio Exterior. 


Há regulamentação para o Blockchain

Houve, na pandemia, uma importante regulamentação que incluiu, pela primeira vez, o blockchain. Com isso o Brasil se tornou pioneiro em utilizar essa tecnologia para assinar documentos e conferir sua autenticidade. Estamos falando do Decreto assinado em 2020 pelo então Governo Bolsonaro (2018-2022).

Esta regulamentação dispõe do uso do blockchain na Fatura Comercial (Commercial Invoice), que, como já sabemos, é o documento que demonstra a compra e venda entre o importador e o exportador. Decreto importante para o Comércio Exterior não é?


Há alguma plataforma de blockchain utilizada no Brasil? Como utilizar?

Desde de 2020 a bConnect é a plataforma de blockchain utilizada no Brasil, ela conecta as aduanas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com a tecnologia blockchain é possível garantir a segurança dos dados compartilhados, com isso a LGPD agradece (hahaha).

Vamos aos créditos pela plataforma: a bConnect foi desenvolvida pela Serpro para a Receita Federal do Brasil desde de sua criação vem conectando os países do Mercosul. 

A Serpro é uma empresa pública que trabalha com o processamento de dados prestando serviços de tecnologia da informação dentro de nosso território nacional.

Não precisamos nem falar que as empresas que possuem a certificação OEA saem na frente né? Com o bConnect você inclui as informações de sua empresa que possui OEA na rede blockchain.


Conte com a gente!

Quer saber mais sobre este assunto? Estamos aqui para te ajudar! Contate agora mesmo um de nossos consultores e agende uma reunião através do nosso WhatsApp.

Deixe seu comentário
Categorias:

Tags: blockchain no comércio exterior,blockchain,comércio exterior ,importação ,exportação ,advogado aduaneiro ,advogado de comércio exterior


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários