Postado em 01/12/2022
Em alguns países o bitcoin já é aceito como forma de pagamento em transações comerciais, resta saber se no Brasil, nos próximos anos, irá aderir a essa cultura. Por isso, neste post vamos falar sobre o pagamento de sua importação e exportação por este método inovador.
Bitcoin - Criptomoeda, o que é?
Nos dias de hoje a moeda que o Brasil utiliza é o real, e este é controlado e evitado por um órgão centralizado e, dessa forma, se garante a segurança de usar esse tipo de moeda. Já o bitcoin é, em suma, uma moeda descentralizada, ou seja, não é regulado por governos, sendo possível fazer sua compra sem nenhum intermediário.
Essa é uma das diferenças do bitcoin para as moedas tradicionais, a outra grande diferença é que ele não possui sua versão física, sendo inteiramente digital. Dessa forma, o bitcoin é formado por um código.
Por fim, a negociação dessa moeda digital é feita pela internet em uma rede própria, com uma tecnologia chamada de blockchain, onde se registram as transações feitas pelos participantes da rede.
O blockchain
O blockchain é a tecnologia utilizada no bitcoin e, com ela, foi possível criar de um ativo que tem sua operação estável e criptografada, garantindo a segurança da operação. Mais do que isso, o blockchain garante a segurança jurídica e traz aos ambientes de negociação digital a calmaria necessária para a realização das atividades.
Importante ressaltar que o blockchain é reconhecido como uma grande ferramenta que já está sendo utilizada no Comércio Exterior. O blockchain veio agregar com mais segurança contra crimes digitais e identificação de fraudes, dando ainda mais agilidade para as operações internacionais e reduzindo grandes prejuízos às empresas.
Por isso, a ideia de aderir a utilização do pagamento de transações internacionais por meio do bitcoin se torna uma ideia sustentável visto a utilização da tecnologia blockchain.
Será mesmo viável o pagamento no comércio exterior através do bitcoin?
O bitcoin, por ser uma moeda descentralizada, é imune a políticas fiscais e monetárias de cada país, evitando assim a lentidão na importação e exportação através da realização do câmbio.
Por isso, não restam dúvidas de que o bitcoin é uma boa alternativa para o pagamento das operações no comércio internacional, sendo um pagamento instantâneo e de sobremaneira seguro.
Agora, resta observar a aceitação desse novo método de pagamento ao redor do mundo e, assim, será proporcionado ao comércio internacional a tão sonhada descentralização e liberdade econômica dos meios políticos.
Conte com a gente!
Quer saber mais sobre este assunto? Estamos aqui para te ajudar!Contate agora mesmo um de nossos consultores e agende uma reunião através do nosso WhatsApp.
Deixe seu comentário
Categorias:
Tags: bitcoin,importação,exportação,advogado aduaneiro