FCL E LCL - VANTAGENS E DESVANTAGENS

Você sabe o que significa FCL e LCL no Comércio Exterior? Bem como, as suas vantagens e desvantagens? Confira agora neste post!

Postado em 15/09/2020


FCL E LCL - VANTAGENS E DESVANTAGENS

O FCL e LCL são abreviações utilizadas pelos intervenientes em Comércio Exterior para se referir a duas modalidades de transporte de carga: o Full Container Load (FCL) e o Less Container Load (LCL).


Para entendermos melhor as vantagens e desvantagens de cada modalidade, é necessário que saibamos o que cada conceito significa. Deste modo, vamos entender o que significa FCL. 


O que significa FCL? 


O FCL é a sigla utilizada para se referir ao Full Container Load, expressão que podemos traduzir como “Container carregado”. Deste modo, dizemos FCL quando todo o espaço dentro de um container é preenchido por apenas uma carga, de um único importador ou exportador. 


Exemplificando: imagine que você vá exportar uma mercadoria que ocupa aproximadamente 66m³ de espaço! Ora, um container de 40 PÉS tem um espaço cúbico de 67,60m³. Veja que, a sua carga utilizou mais de 90% do espaço do container, o que impossibilitou que outras cargas fossem colocadas num único container. Assim, o container carregará apenas a sua mercadoria, e, por este motivo, será chamado de FCL. 


Agora, o container pode ser FCL por conta da escolha do importador ou exportador. Aqui, imagine que você esteja importando um carro muito valioso por meio de um container… Provavelmente você terá receio de que sejam colocadas outras cargas no container que possam vir a danificar o seu veículo importado. Assim, para que o veículo tenha a redução do risco de dano, você, sozinho, “aluga” um container apenas para a sua carga, mesmo que esta não ocupe toda a área disponível no container.


Apenas por curiosidade, no Brasil, é comum que alguns transportadores utilizem a expressão “carga Exclusiva” para se referirem ao FCL. 


Acreditamos que esses dois exemplos ajudem o leitor a entender o que é FCL. Todavia, a compreensão ficará ainda melhor com a leitura do próximo título, onde abordaremos sobre o LCL. 


O que significa LCL?


O LCL é a sigla adotada para se referir ao Less Container Load, e podemos traduzir como “container menos carregado”. Assim, dizemos LCL quando uma carga compartilha o mesmo espaço num container com outras cargas, sendo que essas cargas podem ser de diferentes importadores ou exportadores, a depender do caso. 


Exemplificando: Imagine que você esteja importando uma carga que ocupará 10m³ num container de 40 PÉS que tem capacidade de 67,60 m³. Você teria que utilizar apenas um container para transportar a sua mercadoria, sendo que sobraria 57,60m³! Isso é muito espaço vazio! 


Ora, para contornar essa situação, os intervenientes começaram a colocar mais de uma carga nos contêineres, a fim de aproveitar o espaço disponível nestes. Deste modo, imagine que existem outros 5 importadores cujas cargas ocupem 10m³ cada… Ao invés de alugar o equipamento sozinho, você agora tem a possibilidade de colocar as 5 cargas + a sua, no container, e dividir o custo entre os importadores! Assim, o espaço disponível no container passaria de 57,60m³ para 7,60m³! 


A operação de carregar um container com diferentes cargas é chamada de consolidação de carga, na qual, geralmente, é realizada pelo agente de carga.

No Brasil, também é comum a utilização da expressão “carga fracionada” para se referir à modalidade LCL.


Agora que já sabemos o que são as modalidades LCL e FCL, o próximo título apontará as vantagens e desvantagens destes tipos de modalidade.


As vantagens e desvantagens do FCL e LCL


Para ilustrar as vantagens e desvantagens do FCL e LCL de uma forma precisa, rápida e confortável, desenvolvemos o quadro a seguir:

Quadro de Vantagens e Desvantagens FCL e LCL

 


Agora que já sabemos as principais vantagens e desvantagens de ambas as modalidades, podemos avançar para o próximo questionamento: afinal, quando utilizar o FCL ou o LCL? 


Quando utilizar o LCL ou o FCL? 


A resposta para essa pergunta depende do planejamento logístico adotado pela empresa em sua operação de importação ou exportação. 


Ora, como apontamos no quadro das vantagens e desvantagens, ambas as modalidades apresentam particularidades que as fazem úteis para determinadas operações e não úteis para outras. 


O que podemos apontar, claro, sempre partindo do pressuposto de que não existe resposta certa ou errada, é que as empresas ou comerciantes que importam/exportam pequenos volumes de mercadoria extraem grandes vantagens do modelo LCL, pois conseguem diminuir o custo da operação uma vez que dividem o preço entre outros interessados. 


Por outro lado, empresas com um alto volume de operação talvez tenham mais vantagens em optar pela modalidade FCL, tendo em vista que sua mercadoria utilizará a capacidade máxima do container. 


Conclusões sobre a FCL e a LCL


O FCL e a LCL são siglas para duas modalidades extremamente importantes nas operações de carga no Comércio Exterior. Neste post, pudemos estudar um pouco sobre o significado destas siglas, bem como, os conceitos de Full Container Load e Less Container Load. Além disso, vimos no quadro das vantagens e desvantagens algumas das utilidades e razões que tornam o uso dessas modalidades atrativas a depender da estratégia logística da empresa. 

Para se manter atualizado, é só ficar ligado aqui no blog. E se quiser tirar dúvidas sobre qualquer assunto de Comércio Exterior, agende uma consulta com nosso especialista.


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Tags: fcl,lcl,transporte internacional,comex,importação ,exportação,agente de cargas


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