Advogado e despachante aduaneiro: como cada um pode te ajudar?

Postado em 10/03/2023


Advogado e despachante aduaneiro como cada um pode te ajudar

O Comércio Exterior é uma atividade complexa que envolve diversas etapas e regulamentações, por isso, é comum que surjam dúvidas e problemas que demandam a ajuda de profissionais especializados. 

Dessa forma, se você está envolvido com Comércio Exterior é muito importante contar com profissionais que te auxiliem nessa jornada e dentre eles estão o advogado e o despachante aduaneiro. Vamos pensar como cada um pode te ajudar?


OS PRINCIPAIS PROFISSIONAIS DO COMÉRCIO EXTERIOR

Entre os prestadores de serviços no Comércio Exterior, destacamos o advogado e o despachante aduaneiro. Esses dois profissionais possuem papéis importantes e complementares no processo de importação e exportação, oferecendo suporte e orientação aos seus clientes. 

Quando se trata de Comércio Exterior, muitas vezes é necessário lidar com uma série de questões burocráticas e legais, por tudo isso, é comum se ouvir falar tanto de despachantes aduaneiros,  quanto de advogados, mas você sabe qual a diferença entre eles e em que cada um pode te ajudar? Vamos entender melhor. 

O DESPACHANTE ADUANEIRO

O despachante aduaneiro é responsável por assessorar empresas e pessoas físicas em todas as etapas do processo de importação e exportação de mercadorias. Este profissional atua no desembaraço aduaneiro de mercadorias, ou seja, no processo de liberação de mercadorias na alfândega para importação ou exportação. 

Sendo assim, é responsável por orientar o cliente em relação aos documentos necessários, auxiliar no preenchimento de formulários e requerimentos, além de representar o cliente junto aos órgãos governamentais competentes. 

O seu papel é fundamental para garantir que todas as etapas do processo aduaneiro sejam cumpridas corretamente, desde a documentação necessária para a entrada ou saída de mercadorias do país até a verificação da correta classificação fiscal e tributação adequada. 

O ADVOGADO ADUANEIRO

O papel do advogado aduaneiro é de extrema importância para as empresas que importam e exportam mercadorias, uma vez que ele atua como um especialista em questões de comércio exterior e aduaneiras e na defesa dos interesses de seu cliente em questões legais 

No contexto do comércio exterior, o advogado pode atuar, por exemplo, na elaboração de contratos, na orientação sobre questões tributárias, na representação do cliente em processos judiciais e administrativos e na assessoria em questões regulatórias.

É de relevante importância ter um profissional como o advogado aduaneiro atuando em sua empresa de comércio exterior, pois, é ele quem se atentará a todas as questões que possam levantar problemas em sua importação e exportação e, pode atuar também como fiscal do despachante aduaneiro.

Para saber mais do papel do advogado aduaneiro em sua empresa de comércio exterior, acesse nosso blog e confira nosso post detalhado sobre a importância e funções desse profissional.

Deixe seu comentário
Categorias:

Tags: advogado aduaneiro,despachante aduaneiro,importação,exportação,desembaraço aduaneiro


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários