Ever Given encalhado no Canal de Suez. Quem paga a conta?

Provavelmente você ouviu falar sobre o navio que encalhou no Canal de Suez, mas você saberia dizer de quem é a responsabilidade pelas perdas que ocorreram?

Postado em 06/04/2021


Ever Given encalhado no Canal de Suez. Quem paga a conta?

O que é canal de Suez?

Localizado no Egito, o canal de Suez é a principal rota marítima que liga o continente asiático ao europeu. Nesse canal passam cerca de 12%(doze por cento) de todo comércio global.

 

Como ocorreu o encalhamento do navio Ever Given?

O navio encalhou após perder a linha de navegação por efeito de rajadas de vento cerca de 56 km/h, e ocorreu seis milhas náuticas da entrada do Canal, pelo lado sul, vindo do Mar Vermelho em direção ao Mar Mediterrâneo.

 

E quais são as implicações ocorridas em decorrência do encalhamento do Ever Given?

Estima-se que as perdas econômicas diretas e indiretas ligadas ao “acidente” do navio passem de 300 (trezentos) bilhões de reais, de acordo com a BBC, e ainda, mais de 400 (quatrocentas) embarcações ficaram paralisadas aguardando desencalhe.

E de quem é a culpa do encalhamento do Ever Given?

Podemos dizer que não existe um culpado, e sim que ocorreu um acidente em decorrência de “caso fortuito ou força maior”, esse evento não há definição de culpa, e também não há como prever e tomar medidas cautelares para que evite o ocorrido.

 

Então se não existe um culpado, quem paga a conta dos prejuízos das operações de importação e exportação internacional de bens?

Nesse caso, em tese, a responsabilidade é do proprietário da embarcação, ou seja, a empresa Evergreen Line.

Provavelmente a empresa deve ter contratado seguro da embarcação, o que tem de ser verificado é se a apólice cobrirá todos os danos.

 

Conclusão:

Esse é um exemplo de acidente que não existe um culpado, e nem há como prever, mas que ressalta a importância de especificar cláusulas de casos fortuitos e força maior, a fim de que seja determinado quem arcará cada prejuízo.

Para se manter atualizado, é só ficar ligado aqui no blog. E se quiser tirar dúvidas sobre qualquer assunto de Comércio Exterior, agende uma consulta com nosso especialista.


Deixe seu comentário
Categorias:

Tags: Importação,Exportação,Modal marítimo


Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
0 comentários